aloevera1
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Beber sumo de aloé vera

Será que realmente faz bem beber o seu sumo?

Beber sumo de aloe vera é frequentemente recomendado para tratar doenças diferentes, mas também simplesmente para reforçar o sistema imunológico, desintoxicar ou melhorar as funções digestivas.

A dose geralmente recomendada para beber o sumo de aloé é de 30 ml, 2 a 3 vezes por dia, o que corresponde a mais ou menos meio copo americano. Uma dose maior que esta, exceto em casos especiais e sob aconselhamento especializado, pode dar problemas como náusea e acidez.

Recomenda-se beber o sumo industrializado porque não contém aloína, o princípio ativo da planta que pode irritar a mucosa intestinal.

Mas exatamente quais benefícios pode obter o nosso corpo quando bebemos regularmente a quantidade certa do sumo de aloé? GreenMe Itália pediu à Isabella Massamba, Doutora em Ciências Naturais e especializada em botânica e etnobotânica, para explicar o que acontece com o nosso corpo se bebermos o sumo da aloé vera com frequência.

Melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico

O gel fresco da aloé vera é rico em enzimas (úteis para a digestão) e tem ações antibacteriana, antifúngica e antiviral. Contém vários grupos de compostos químicos, tais como glicoproteínas, polissacarídeos, derivados de antraquinona, vitaminas, minerais, aminoácidos e muitos outros, que têm ações terapêutica multidirecionais (boas para o nosso corpo, agindo em várias frentes). É também um poderoso anti-inflamatório, útil para acalmar vários distúrbios digestivos.

A aloé contém grandes quantidades de polissacarídeos imune estimulantes, em particular, a manose, a qual tem a capacidade de induzir as células brancas do sangue a secretarem o interferão, capaz de inibir o crescimento de certas células cancerígenas e de impedir a propagação viral às outras células. Tudo isso fora demostrado no estudo intitulado “Mechanisms of therapeutic action of aloe”.

Melhora da circulação sanguínea

Beber aloé vera pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea do corpo. Um estudo clínico publicado na revista médica “Angiology” experimentou o uso do sumo da aloé vera na redução dos níveis de gordura em pacientes com níveis elevados de colesterol, ajudando a reduzir o risco de formação de coágulos de sangue nas artérias. As pesquisas também observaram que pacientes com diabetes mostraram melhorias nos níveis de colesterol. Ainda não foram determinados os mecanismos exatos desses benefícios.

Ações anti-inflamatória e anti-idade

A aloé vera também demonstrou ótimas capacidades anti-inflamatória e antienvelhecimento. Paradoxalmente, o oxigênio, essencial para nos manter vivos, é também a fonte mais importante na produção de radicais livres, que são compostos por oxigênio que se ligam a outros elementos presentes em nosso corpo, dando origem a moléculas particulares, as quais reagem com as diferentes estruturas do corpo. A criação de radicais livres ocorre nas mitocôndrias, estruturas em que o oxigênio é utilizado para produzir energia biodisponível. Parte daquele excesso forma moléculas nocivas, as quais podem conter um ou mais átomos. A sua reatividade natural, faz com que se liguem a muitas das estruturas bioquímicas e celulares fundamentais, tais como o DNA e as mitocôndrias, danificando-as.

O gel de aloe vera demonstrou possuir um efeito inibitório dependente da dose sobre a produção de metabólitos reativos de oxigênio, ou seja, possuindo ação anti-inflamatória e evitando a formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento das células.

Como explicou a Dra. Massamba: “Se você quiser se desintoxicar, a aloé vera é a melhor maneira natural para fazê-lo Ela ajuda o corpo a purificar-se do contato com um ambiente poluído e os minerais, oligoelementos e vitaminas presentes em seu gel também pode nos ajudar a lidar com o estresse”.

Reduz os níveis de glicose no sangue

O gel da aloé vera processado (PAG), quando administrado por via oral durante 8 semanas, reduz os níveis de glicose no sangue. Os efeitos antidiabéticos do PAG foram confirmados por testes de tolerância à glucose intraperitoneal: o PAG baixou o nível de açúcar no sangue, diminuindo a resistência à insulina.

Cuidados da pele e na cicatrização de queimaduras e feridas

Mesmo topicamente, para uso externo, o gel da aloé tem muito potencial. As propriedades curativas para a pele estão relacionadas a um composto chamado glucomanano, que estimula o crescimento, a atividade e a produção de fibroblastos, melhorando a produção e a secreção de colágeno. A mucilagem da aloé vera, não só aumenta a quantidade de colágeno no local da ferida, mas também as ligações entre as células, acelerando a cura da ferida e estimulando a produção de novas células na área da derme.

Resumindo, é bastante claro que em nossa caixa de “pronto socorro natural” nunca pode faltar o sumo e o gel da aloé vera.

GelBebivel1
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Pin It on Pinterest