O sistema imunológico do nosso corpo é formado por diferentes células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra bactérias e vírus. Mas se a imunidade do corpo não estiver alta, esse sistema causa também diversos sintomas.

O sistema imune é capaz de diferenciar as células do próprio corpo daquelas invasoras, o que garante grande eficiência na defesa do organismo. Entretanto, em algumas situações, ele pode reagir contra nosso próprio corpo, desencadeandodoenças auto imunes.

Imunidade nada mais é do que a capacidade do nosso corpo de nos proteger de agentes estranhos.

Para garantir a defesa do nosso corpo, várias células e moléculas actuam de maneira integrada dos anticorpos.

Quando o sistema imunológico está fragilizado, nossa capacidade de defesa diminui e ficamos mais susceptíveis a doenças. Algumas doenças e medicamentos podem provocar uma queda na imunidade, bem como uma alimentação pouco saudável, stress e problemas no sono.

A Importância da Alimentação na Imunidade

Ter uma alimentação saudável, é fundamental para garantir uma boa imunidade do seu organismo. Ter uma alimentação rica em vitaminas, como a vitamina C,A e vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e selênio, magnésio, cálcio, etc. Todos eles actuam directamente no fortalecimento da sua imunidade.

Muitos desses nutrientes podem ser obtidos através de uma alimentação rica em legumes e frutas, que são muitas vezes esquecidos da dieta. Vale salientar, que a nossa alimentação deve ser equilibrada, coisa que se torna complicado. Dietas extremamente restritivas e consumo excessivo de fast-food vão afectar a capacidade das defesas do nosso organismo.

Stress factor negativo na Imunidade

O stress tem um peso negativo na acção do nosso sistema imune, desencadeando uma queda. Infelizmente esse é um problema que atinge grande parte da população mundial

Quem nunca ficou stressado com as grandes jornadas de trabalho e emoções fortes, como inseguranças e medo.

É essencial tomar medidas que reduzam a carga de stress no dia a dia. Como praticar actividades físicas, tentar ser positivo diante da vida, passar um tempo maior com as pessoas que ama e fazer actividades que realmente dão prazer são algumas das formas de reduzir o stress.

A importância do sono na Imunidade

O sono, ou melhor dormir bem, ajuda o nosso sistema imunológico a equilibrar, isto desde que os nutrientes, vitaminas e minerais estejam ao seu dispor. Por isso ter frisado que uma alimentação equilibrada será imprescindível.

Não vou estar a mencionar dicas de horários de actividades, e horas de sono pois a grande chave é ter tudo em conta e equilibrar as coisas. Pois se tiver de trabalhar muito, também terá de ter a sua dose de descanso, e também de lazer. Ter uma vida equilibrada sem grandes excessos.

Desporto é o seu Aliado

A actividade física garante uma melhoria no estado geral de saúde, garantindo, por exemplo, um aumento na imunidade.

Quem nunca usou as aplicações dos telemóveis para acompanhar objectivos diários de caminhadas? Subir escadas em vez de usar o elevador?

Pois actividade física não é só ginásio….

Os excessos negativos na Imunidade

O consumo excessivo de álcool ou tabaco desencadeia uma redução da imunidade, bem como outros problemas de saúde e até alterações no humor e ansiedade(que são péssimos aliados).

Aliados na IMUNIDADE

Como sabe comercializo suplementos naturais de qualidade e posso apresentar alguns aliados para melhorar a sua Imunidade.

Para reforço de vitaminas temo o nosso Vita Aktiv

Para um complemento de minerais recomendo o nosso ProBalance

Para quem tem problemas no sono temos a novidade do mercado Night Master com resultados excelentes!

Para aqueles que tomam antidepressivos e derivados, recomendo Mind Master Formula Red por ser um suplemento natural que tem vitaminas essenciais e minerais, e a tão essencial tiamina

Pin It on Pinterest